Real Ficção Cinevídeo e Multimédia Lda
tel. 21 324 0061   fax. 21 324 0063
                     
PROJECTOS

Desterrados         
documentário
realização | Yara Costa Pereira
Sinopse
Desterrados conta a história de 3 personagens, descendentes do último rei moçambicano (Ngungunyane), do penúltimo rei português (D.Carlos I) e do capitão herói (Mouzinho de Albuquerque), metaforicamente representados por animais e caçadores.




Apoio a Co-produções com Países de Língua Portuguesa


Rituais de Purificação          
documentário | 2015
realização | Sol de Carvalho
Sinopse
Documentário sobre o processo de reconciliação posterior à guerra civil de 16 anos em Moçambique a partir de rituais de purificação locais.





Apoio à Escrita e Desenvolvimento


Olhares Cruzados          
ficção
realização | Zézé Gamboa
argumento | Luís Carlos Patraquim

Sinopse

Projecto para uma longa-metragem de ficção, que aborda o tema da identidade e as diferentes maneiras de ver o mundo, através da viagem por Moçambique, de um casal europeu com posições diferentes sobre África.





Apoio à Escrita e Desenvolvimento


São precisos dois para casar                
documentário
realização | Rui Simões

Sinopse

O casamento é um contrato entre duas pessoas que pretendem constituir família em plena comunhão de vida, que se baseia na igualdade de direitos e deveres dos cônjuges. A direcção da família pertence a ambos os cônjuges, devendo os mesmos acordar acerca da orientação da vida em comum, tendo em conta a família e os interesses de cada um. Neste documentário pretendo mostrar a multiplicidade de casamentos que existem na sociedade portuguesa.

Apoio à Escrita e Desenvolvimento.


Amigos          
ficção
realização | Zézé Gamboa
argumento | Luís Carlos Patraquim
Sinopse

Quatro amigos de infância organizam uma golpada atribulada a um empresário
chinês. Vender-lhe diamantes falsos. Uma comédia de enganos na Luanda actual.
Há um assassino e um feiticeiro. Um dos amigos só não morre, a mando dos outros, por um acaso da sorte. E nem chega a saber. O chinês é surrado e tudo se resolve em festa patrioteira.

Apoio à Escrita e Desenvolvimento



Kutchinga                
documentário
realização | Sol Carvalho
Sinopse

Um gigolo é chamado a fazer sexo com uma viúva cujo marido acabou de falecer. É o expoente forçado da tradição Moçambicana, Kutchinga. Quando um homem perde a vida, a viúva tem de aceitar relações sexuais com o irmão mais velho do falecido. Como as tradições do casamento indicam que a mulher que se casa fica "pertença" da familia do homem, há que saber se os bens
adquiridos pelo casal se manterão na propriedade da familia dele. Essa a função dum ritual que continua largamente difundido e que assume formas bizarras como a contratação de gigolos para o desempenho da "função."


Apoio à Escrita e Desenvolvimento


Cada homem é uma raça          
documentário
realização | Solveig Nordlund

Sinopse

Eu vejo Mia Couto como um elo entre o mundo branco e o mundo negro, entre África e Europa. Mia Couto tem o privilégio de ter vivido num sítio e num tempo únicos, de cruzamento de ideias e de ideologias. Tem muito de contra, as suas histórias não páram de surpreender, a sua imaginação é inesgotável, porque busca material dum poço virgem de narrativas africanas. Mia Couto é um porta-voz da cultura Africana. É isso que quero transmitir em "Cada Homem é uma raça".


Apoio à Escrita e Desenvolvimento


Ku Handza          
documentário
realização | André Guiomar

Sinopse

Em Moçambique, existem cidadãos que, com uma enorme capacidade de adaptação, reinventam e encontram formas únicas de sobrevivência. Maioritariamente abaixo do limiar da pobreza, ponderam uma mudança na sua vida, na tentativa de encontrarem uma forma de "respirar debaixo de água". Ajustam-se às necessidades da sociedade que os rodeia e, de formas criativas, criam novos negócios, inventam os seus empregos, ajustam as suas vidas e marcam pela diferença. A ideia passa por produzir um documentário sobre estes Sobreviventes, todos eles habitantes de Maputo.




Apoio à Escrita e Desenvolvimento



Os Soldados-Fotógrafos               
documentário
realização | Sabrina Marques
Sinopse
Em Os Soldados-Fotógrafos constrói-se um retrato intimista da guerra junto de quem a viveu nas trincheiras. Esta longa-metragem documental propõe-se a investigar quem eram aqueles que, na guerra colonial portuguesa, viviam com a responsabilidade simultânea de combater por um batalhão, de defender a própria vida e ainda, de permanentemente registar essa mesma missão colectiva, através das máquinas fotográficas e de filmar.





Apoio à Escrita e Desenvolvimento